Acerca de nosotras ·

miércoles, 7 de septiembre de 2011

Violência contra a mulher no Nordeste do Brasil





No Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, o Disque-Denúncia divulga balanço sobre o perfil desse crime no Estado. Ao menos uma vez por dia, o serviço recebe ligações que tratam do descumprimento da Lei Maria da Penha. De janeiro até novembro deste ano, foram registradas 429 denúncias.



Dessas informações, 227 foram recebidas no Recife e Região Metropolitana e outras 202 na central de funcionamento no interior. De acordo com a coordenadora do serviço, Carmela Galindo, as mulheres passaram a denunciar mais, mesmo nos casos em que o agressor é marido ou companheiro da vítima. “Isso se reflete no número de ligações recebidas no interior do estado, que obteve quase a mesma quantidade de registros da capital”, diz.



Estatística - Com base nas reclamações, o Disque-Denúncia analisou o perfil da violência contra a mulher segundo critérios de local onde acontece, tipo de agressão, agressores e instrumentos utilizados.



DEMONSTRATIVO POR CIDADE – Na Região Metropolitana, os dados apontam que 43% dos casos acontecem no Recife, 16% em Jaboatão dos Guararapes, seguido de Olinda, com 20%.



DEMONSTRATIVO POR LOCAL – O estudo aponta para a residência como o local da violência. O número é bastante expressivo, 92%.



DEMONSTRATIVO POR AGRESSOR – Em 54% dos casos, o agressor é o marido ou companheiro da vítima. No entanto, outros familiares também participam das agressões. Filhos e filhas, por exemplo, somam 11% dos casos.



DEMONSTRATIVO POR TIPO DE AGRESSÃO – Em 64% das denúncias apontam para a violência física e 17% para verbal e física.



DEMONSTRATIVO POR FORMA DE AGRESSÃO FÍSICA – Mais da metade (66%) das agressões são feitas com os pés e com as mãos. As armas brancas, como facas e canivetes, atingem 8%; as armas de fogo, 5%.





Centrais Disque Denuncia



Pernambuco é o único estado na região Nordeste a ter duas centrais de atendimento do Disque-Denúncia. O serviço, antes disponibilizado no Recife e na Região Metropolitana, também se estendeu ao interior. Há sete anos, foi criada a Central Agreste, em Caruaru, o que aumenta, ainda mais, a participação da população de outras regiões.



As denúncias são encaminhadas aos órgãos responsáveis pela resolução do problema e o anonimato é preservado. Por isso, caso você tenha qualquer informação que ajude a polícia no combate ao crime ou contribua para o bem-estar da sociedade, não perca tempo. A sua ligação é indispensável.



Recife - (81) 3421-9595
Interior / Agreste (81) 3719-4545



Você também pode denunciar nas centrais do Disque-Denúncia em outros estados do país:



Bahia - (71) 3235.0000
Maranhão - (98) 3223.5800
Rio de Janeiro - (21) 2253.1177



http://www.disquedenunciape.com.br/noticia.php?id=41

No hay comentarios:

Publicar un comentario

HH

Más