Acerca de nosotras ·

sábado, 5 de marzo de 2016

Lunildes de Oliveira Abreu ceramista



Leonildes de Oliveira Abreu nació en el municipio de Pirenópolis-GO el 12 de diciembre de 1953. El despertar del artese produjo en la infancia, cuando recojia  azulejos antiguos para pintar. Como adulta conoció la obra de María de Beni (1919-84), una importante artista Goias, que se dedicó a reproducir personajes de cerámica de la  Cavalhada de Moros y Cristianos, que tenia  lugar todos los años en la Fiesta de la Divina Pirenópolis. María Beni dejó  muchos seguidores, entre ellos la  más conocida,  es Lunildes de Oliveira Abreu.

Lunildes, cavaleiros mascarados, cerâmica policromada. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.




















                                                                                                                                                  
Lunildes trabaja con el arte hace muchos años. Es una profunda conocedora de la cultura y las tradiciones de Pirenópolis, donde encuentra la inspiración para producir sus obras. Además de los grupos de caballistas de Moros y Cristianos para la Fiesta do Divino, produce rostros de bueyes de varios tamaños, flores de cerámica adornada s, banners y palomas divinas. El arte de Lunildes es conocida internacionalmente y su obra se ha expuesto en las principales galerías de arte y museos como el Museo Casa do Pontal (Río de Janeiro, RJ).


Lunildes, cavaleiro mouro, cerâmica policromada. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.

Lunildes de Oliveira Abreu nasceu no município de Pirenópolis-GO no dia 12 de dezembro de 1953. O despertar pela arte veio ainda na infância, quando recolhia telhas velhas para pintar. Já adulta conheceu o trabalho de Maria de Beni (1919-1984), uma importante artista goiana, que se dedicava a reproduzir em cerâmica os personagens da cavalhada de mouros e cristãos, encenada todos os anos na Festa do Divino de Pirenópolis. Maria de Beni deixou vários seguidores, dentre eles a mais conhecida, Lunildes de Oliveira Abreu.


Lunildes, cavaleiro (detalhe), cerâmica policromada. Reprodução fotográfica autoria desconhecida.
Lunildes trabalha com arte há muitos anos. É profunda conhecedora da cultura e das tradições de Pirenópolis, onde encontra inspiração para produzir suas peças. Além dos mouros e cristãos da cavalhada da Festa do Divino, produz caras de boi de vários tamanhos, enfeitadas de flores de cerâmica, estandartes e pombas do Divino. A arte de Lunildes é conhecida internacionalmente e seu trabalho já foi exposto em importantes galerias de arte e em museus, como o Museu Casa do Pontal (Rio Janeiro, RJ).


Lunildes, cavaleiros mascarados (detalhe), cerâmica policromada. Foto: Rômulo Fialdini.







Lunildes, divino espirito santo, papel machê. Reprodução fotográfica do livro Em nome do autor, Proposta Editora.



Contato com Lunildes:
Tel: (62) 3331-3758
e-mail: lunildes2009@hotmail.com
Facebook: /lunildes.oliveiraabreu

http://artepopularbrasil.blogspot.com/2016/01/lunildes.html

No hay comentarios:

Publicar un comentario

HH

Más