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domingo, 18 de septiembre de 2011

Isabel Mendes da Cunha de Brasil



Isabel Mendes da Cunha (3 de agosto de 1924 — 30 de octubre de 2014) fue una ceramista brasileira.

Izabel Mendes da Cunha nació en la  Fazenda Córrego Novo, município mineiro de Itinga, en el  dia 3 de agosto de 1924.  Se mudó aun joven  para Santana do Araçuaí, hoy municipio de Ponto dos Volantes, Vale do Jequitinhonha-MG, donde vivía con su hija .


Desde la infancia, doña Izabel ya creaba pequeñas figuras de barro, imitando su madre que era loca (paneleira, como es llamado en la región del Valle del Jequitinhonha) y se dedicaba a la producción de cerámica utilitaria. Cuando era adulta, siguió los pasos de su madre y comenzó a hacer piezas utilitarias con el barro, las cuales vendía en las ferias de la región. Doña Isabel quedó viuda, y desde entonces, para ayudar en el sustento de los hijos, comenzó a modelar otros tipos de piezas, como animales y muñecas de barro. Al principio sus figuras consistía de caballeros, bueyes, aves y pequeños pesebres, todos hechos con barro rojo y pintados con barro blanco.

A principios de la década de 1970, la artesa inició la producción de muñecas grandes, algunas con cerca de un metro de altura. Eran, en su gran mayoría, parejas de novios, con el hombre vestido de traje y la mujer vestida de blanco, guirnalda y ramo de flores en las manos, una marca registrada de su obra. Otra pieza que se hizo muy famosa, y que comenzó a ser modelada aún en esta época, fue la muñeca representando una madre amamantando.



Con la búsqueda de sus piezas, doña Isabel pasó a producir muñecas con detalles más elaborados y caracteristicas propias. En la época, una de sus innovaciones fue la forma de hacer los ojos de las muñecas. Antes los ojos eran apenas pintados, como todavía hacen muchas otras artesas del Valle; la dueña Isabel pasó a esculpir los ojos de sus muñecas en alto relieve. Otra innovación fue la utilización del barro colorido para pintura de las muñecas, técnica aún utilizada por ella y por varias artesas del Valle del Jequitinhonha.






Las piezas de doña Izabel pronto ganaron fama en las ferias de la región. Con el trabajo de divulgación / comercialización realizado por la CODEVALE (Comisión de Desarrollo del Valle del Jequitinhonha) a finales de la década de los 70, se volvieron muy valoradas también en ferias nacionales e internacionales. Con la notoriedad alcanzada, la artesa dejó de lado la cerámica utilitaria y pasó a dedicarse sólo a sus muñecas. La pareja de novios, las mujeres amamantando, los rituales de bautizado son algunas de las piezas más famosas hechas por doña Isabel. Todas estas muñecas eran vestidas con ropa de fiesta, hechas con capricho y con gran riqueza de detalles, características presentes hasta hoy en sus piezas.

Doña Izabel tuvo cuatro hijos: Amadeu, Rita de Casia, María Magdalena y Gloria. Con el aumento de la demanda por sus piezas, toda la familia se incorporó al trabajo con el barro. De los cuatro hijos, sólo Rita de Cassia no trabaja en el arte del barro. La hija Gloria y su marido Joao Pereira de Andrade son ceramistas renombrados actualmente y ya inician sus hijas en el arte de modelar el barro. María Magdalena vive todavía hoy con su madre y la ayuda en la producción de sus piezas.


La escuela de cerámica iniciada por doña Isabel, incluye, además de su familia, varias otras artesas de Santana del Araçuaí. Sin embargo, el principal seguidor de esta escuela es su yerno, Joao Pereira de Andrade, que se convirtió en su sucesor natural. La Asociación de los Artesanos de Santana do Araçuaí mantiene una tienda donde se exponen las piezas de todas las artesas de la región. En su mayoría son muñecas, pollos, jarrones y flores de cerámica.


Actualmente las muñecas de doña Izabel son piezas altamente valoradas en el mercado del arte. Entre las artesas del Valle del Jequitinhonha, ella es la que cobra más caro por sus piezas y aún así existe una larga cola de espera. Con el dinero adquirido a lo largo de los años, ella cuenta que su familia ha mejorado mucho de vida. Hoy viven en tierras propias, en las que se construyó una casa amplia para doña Isabel morar con su hija María Magdalena. Sin embargo, la artesa continúa usando el viejo taller, donde están los viejos hornos de cerámica que la acompañan desde hace mucho tiempo.


Entre los premios recibidos por doña Izabel destacan: el Premio UNESCO de Artesanía para América Latina (2004), la Orden del Mérito Cultural (Ministerio de Cultura de Brasil, 2005) y el Premio Culturas Populares (Ministerio de Cultura de Brasil, 2009). En el marco de la apertura de la exposición "Mujeres artistas y brasileñas" en el Palacio del Planalto en Brasilia, fue homenajeada por la presidenta Dilma Rousseff.

Izabel Mendes da Cunha nasceu na Fazenda Córrego Novo, município mineiro de Itinga, no dia 3 de agosto de 1924. Mudou-se ainda jovem para Santana do Araçuaí, hoje munícipio de Ponto dos Volantes, Vale do Jequitinhonha-MG, onde mora com sua filha.

Desde a infância, dona Izabel já criava pequenas figuras de barro, imitanto sua mae que era louceira (paneleira, como é chamado na regiao do Vale do Jequitinhonha) e se dedicava à produçao de cerâmica utilitária. Quando adulta, seguiu os passos de sua mae e começou também a fazer peças utilitárias com o barro, as quais vendia nas feiras da regiao. Dona Isabel ficou viúva, e desde entao, para ajudar no sustento dos filhos, começou a modelar outros tipos de peças, como animais e bonecas de barro. No início suas figuras consistia de cavaleiros, bois, aves e pequenos presépios, todos feitos com barro vermelho e pintados com barro branco.

No início da década de 70, a artesa iniciou a produçao de bonecas grandes, algumas com cerca de um metro de altura. Eram, em sua grande maioria, casais de noivos, com o homem vestido de terno e a mulher vestida de branco, grinalda e buquê de flores nas maos, uma marca registrada da sua obra. Outra peça que ficou muito famosa, e que começou a ser modelada ainda nesta época, foi a boneca representando uma mae amamentando.



Com a procura por suas peças, dona Isabel passou a produzir bonecas com detalhes mais elaborados e caracteristicas próprias. Na época, uma das suas inovaçoes foi a forma de fazer os olhos das bonecas. Antes os olhos eram apenas pintados, como ainda fazerm muitas outras artesas do Vale; dona Isabel passou a esculpir os olhos de sua bonecas em alto relevo. Outra inovaçao foi a utilizaçao do barro colorido para pintura das bonecas, técnica ainda utilizada por ela e por várias artesas do Vale do Jequitinhonha.

As peças de dona Izabel logo ganharam fama nas feiras da regiao. Com o trabalho de divulgaçao/ comercializaçao realizado pela CODEVALE (Comissão do Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha) no final da década de 70, tornaram-se muito valorizadas também em feiras nacionais e internacionais. Com a notoriedade alcançada, a artesa deixou de lado a cerâmica utilitária e passou a se dedicar apenas às suas bonecas. Casal de noivos, mulheres amamentando, rituais de batizado sao algumas das peças mais famosas feitas por dona Isabel. Todas essas bonecas eram vestidas com roupas de festa, feitas com capricho e com grande riqueza de detalhes, características presentes até hoje em suas peças.

Dona Izabel teve quatro filhos: Amadeu, Rita de Cássia, Maria Madalena e Gloria. Com o aumento da demanda por suas peças, toda a família se incorporou ao trabalho com o barro. Dos quatro filhos, apenas Rita de Cássia nao trabalha na arte do barro. A filha Glória e seus marido Joao Pereira de Andrade sao ceramistas renomados atualmente e já iniciram suas filhas na arte de modelar o barro. Maria Madalena mora ainda hoje com sua mae e a ajuda na produçao de suas peças.


A escola de cerâmica iniciada por dona Isabel, inclui, além de sua família, vários outras artesas de Santana do Araçuaí. Entretanto, o principal seguidor desta escola é seu genro, Joao Pereira de Andrade, que se tornou seu sucessor natural. A Associaçao dos Artesaos de Santana do Araçuaí mantém uma loja onde sao expostas as peças de todas as artesas da regiao. Na sua maioria sao bonecas, galinhas, vasos e flores de cerâmica.


Atualmente as bonecas de dona Izabel sao peças altamente valorizadas no mercado da arte. Entre as artesas do Vale do Jequitinhonha , ela é a que cobra mais caro pelas sua peças e mesmo assim existe uma longa fila de espera. Com o dinheiro adquirido ao longo dos anos, ela conta que sua família melhorou muito de vida. Hoje eles moram em terras próprias, nas quais foi construída uma casa ampla para dona Isabel morar com sua filha Maria Madalena. Porém, a artesa continua a usando o velho ateliê, onde estao os velhos fornos de cerâmica que a acompanham desde longa data.


Entre os prêmios recebidos por dona Izabel destacam-se: o Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina (2004), a Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura do Brasil, 2005) e o Prêmio Culturas Populares (Ministério da Cultura do Brasil, 2009). Recetemente Dona Isabel foi homenageada pela presidenta Dilma Rousseff durante a abertura da exposiçao "Mulheres artistas e brasileiras" no Palácio do Planalto em Brasília.




Peça com a qual D. Izabel ganhou o prêmio da UNESCO

Dona Izabel continua trabalhando em Santana do Araçuaí-MG.
Rua Belo Horizonte, 32, Fone: (33) 3733-3026


Fonte : http://artepopularbrasil.blogspot.com/2010/11/isabel-mendes-da-cunha.html

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HH

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